-
Arquitetos: Juan Alberto Andrade, María José Vascones
- Área: 80 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:JAG Studio
-
Fabricantes: Importadora Alicia, Masisa, Unicolor
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma reforma de cor e matéria. Fibras orientadas é um espaço de escritórios da Mendotel, uma empresa de serviços de tecnologia em Guayaquil, no Equador.
O principal objetivo do projeto era conceber um espaço totalmente flexível para as novas necessidades do cliente, por isso o ponto de partida para a proposta foi estudar sua possível ocupação. A dinâmica de trabalho foi analisada, e optou-se por um escritório e um espaço de vendas com diferentes níveis de privacidade. O projeto do espaço que abriga o novo escritório consiste em uma planta livre, organizada a partir da introdução de uma estante reticulada que distribui os espaços de escritório: serviços: banheiro, café-bar, showroom; e área produtiva (trabalho e reuniões).
Com o espaço limitado em tamanho, a estante foi trabalhada com divisórias de vidro do piso ao teto, proporcionando privacidade, mas permitindo permeabilidade visual por toda parte, criando uma nova fachada interna.
O desenho e a dinâmica funcional nos espaços internos é articulada pelo mobiliário utilitário que é desenvolvido a partir da estante, um conjunto de mesas fixas, móveis de armazenamento e portas deslizantes que tornam o uso mais flexível. A materialidade, métodos de fabricação e construção foram concebidos especialmente para o tipo de execução que o projeto deveria alcançar.
Os materiais utilizados são principalmente madeira de pinho e madeira envernizada colorida. A estante é feita de madeira de pinho em pranchas (19 x 9 cm) com sistema de cavilhas e cola branca, além de diferentes elementos e divisórias com placas OSB. O piso é revestido com cimento e uma camada de selante, e as instalações do teto são aparentes.
A utilização de cores, formas e materiais foi simplificada como recurso para a hierarquização de áreas: escolha do azul pantone 2020 e linhas curvas para o espaço de serviço e branco, madeiras naturais e linhas ortogonais para a nova intervenção espacial.